quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: A MARAVILHA DOS CONTOS (Projeto)

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: A MARAVILHA DOS CONTOS (Projeto): "PROJETO - A MARAVILHA DOS CONTOS EIXO CURRICULAR - CULTURA E LINGUAGENS Projeto realizado no ano de 2009 - Turma do Primeiro ..."

A MARAVILHA DOS CONTOS (Projeto)

PROJETO -           A MARAVILHA DOS CONTOS    

EIXO CURRICULAR - CULTURA E LINGUAGENS

Projeto realizado no ano de 2009 - Turma do Primeiro ano do ciclo

JUSTIFICATIVA :

“A imaginação é o alimento. É o diferencial pessoal, o lance divertido, o desencadeante lúdico. O criativo. Através dela saltitam idéias, possibilidades, relações, brecadas,etc. Por ela e dela, acontece o crescimento dos personagens e surgem os conflitos , pipocam os caminhos e bifurcações da trama, o surgimento dos temas e sub –temas”. ( Fanny Abramovich)

A função da escola é oportunizar momentos onde a criança entre em contato com o mundo social. Atualmente com a idéia de ciclos , a questão da alfabetização tem sido o foco de uma problemática. Muitas crianças tem chegado em séries mais avançadas sem fazer uso social da leitura e escrita, o que dificulta seu desenvolvimento em outras áreas de aprendizagem. Sendo assim, procuramos enfatizar com esse projeto o enriquecimento da capacidade  linguística, o que envolve não apenas a escrita mas a leitura, já que antes de saber o que está escrito a criança já realiza uma leitura e, consequentemente, se gosta do que vê ou escuta, interessa-se em buscar novas informações e passa a registrá-las graficamente.
Compreendemos que para tanto,esse processo de aquisição do sistema linguístico  deve ser prazeroso, dinâmico, possibilitar conhecer a língua , suas características,funções de maneira sistematizada e lúdica ,para então, descobrir como ela é elaborada. Essa relação é pertinente , para incorporar a criança na cultura escrita e não simplesmente despejá-la.
Logo vimos que para contemplar tais propostas encontramos nos  contos em geral, um bom caminho , já que despertam grande interesse nas crianças, por suas características que permitem á elas exercitar seu imaginário, despertar relações emotivas e de identificação; além disso, por sua própria estrutura textual, sendo um  ótimo modelo para a construção linguística da criança, que possibilita ao professor diferentes situações para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de maneira significativa e prazerosa, o que deve ser uma constante preocupação do professor em sala de aula. Tornando esse ingresso da criança no mundo letrado, uma consequência natural prazerosa-construtiva e portanto, eficiente onde ela interaja com o texto buscando a comprensão e não uma obrigação á simples aquisição do código.


OBJETIVOS:
-  Ouvir, contar , recontar,acessar , apreciar e criar histórias;
- Perceber a leitura como fonte de prazer e informação;
- Apropriar-se do significado simbólico da língua por meio de situações lúdicas;
- Interessar-se pela leitura, interpretação e dramatização literária;
- Exercer preferências e autonomia diante da leitura;
- Ampliar vocabulário, a fluência no falar e a organização progressiva de idéias;
- Explicitar idéias sobre o código linguístico, avançando em suas hipótese de leitura e escrita;
- Favorecer situações de escrita com base em textos memorizados, produzindo textos coletivos e individuais;


ETAPAS PROVÁVEIS:
- elencar com o grupo histórias conhecidas;
- realizar uma votação na sala para escolher os contos preferidos da turma;
- registrar a lista no caderno para consulta;
- realizar a leitura do conto pelo professor(portador/ livro);
-realizar a leitura coletiva e individual onde cada aluno receberá uma cópia do texto para leitura e acompanhamento;
- sugerir o reconto da história pelos alunos, levantamento de idéias , opiniões e sugestões;
- leitura de outras versões do conto escolhido; (utilizar variadas mídias, recursos dramáticos... )
- destacar do texto trechos significativos em cartazes;(primeiramente registrado pelo professor mais tarde pelas crianças);
- selecionar e realizar atividades sobre o conto considerando as linguagens oral, escrita e artística ... e a própria hipótese da criança;(pesquisas,listas de personagens,fantoches...);
- trabalhar características físicas e de personalidade das personagens;
- direcionar a exploração de temas problematizadores que possam surgir durante o trabalho com o conto;


ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
- Todo material utilizado e desenvolvido deve ser colocado a disposição do aluno em locais acessíveis para consulta sempre que tiver interesse e necessidade, tornando a sala de aula um local provocador da cultura linguística;
- Organizar momentos de leituras diversas, livres e direcionadas de poemas , contos, fábulas, revistas para diferentes públicos, jornais, quadrinhos, para que a criança tenha  pontos de referência literária para comparação e reflexão linguística;
- sempre ensinar e trabalhar com as estratégias de leitura utilizadas pela criança e pelo leitor fluente, mas orientar e fazer encaminhamentos sempre que for preciso, a criança sempre precisa de um modelo ou direção para poder avançar, seja pela fala do professor, pela observação do  amigo , pelas práticas constantes em sala de aula, cabe ao profesor oportunizar tais momentos;
- preparar momentos tendo o foco na leitura e outros na escrita ;
- sugerir a reescrita dos contos ou criar textos próprios se perceber que o aluno já encontra-se nesse momento, para tanto sempre que possível, organizar atividades em grupos ou parcerias, agrupamentos produtivos, ou seja , ajustadas ao nível de aprendizagem do aluno, intervindo quando necessário;

RECURSOS NECESSÁRIOS PARA O BOM ANDAMENTO DO TRABALHO:
- Muitos e variados livros, revistas, jornais, portadores em geral;
- televisão , aparelho de Dvd , dv`s dos contos a serem trabalhados,rádio, máquina fotográfica,filmadora,retroprojetor,revelação de fotos, suporte para livros e sulfitão;
- fantoches, fantasias, máscaras, perucas, etc...;
- materiais para criação artística: E.V.A de diferentes cores, tecidos diversos (TnT,morin,feltro, papéis:(fotocópias,sulfite,cartolina,sulfitão,crepom,cartão,colorset,seda,linguagem...) canetas hidrográficas,tesouras,varetas,cola quente, velcro,pincéis,lastec,tintas (guache, para tecido,acrílica,), furador, cortador,arame para encadernação...


PRODUTO FINAL:
- CONFECÇÃO DE UM LIVRO DE RECONTOS E/OU PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS.


AVALIAÇÃO:

“...enquanto é avaliado, o educando expôe sua capacidade de raciocinar e criar histórias, seu modo de entender e de viver.(..). Nós professores, temos de acolher os acertos e os erros do aluno para ajudá-lo a progredir”. (Luckesi)

A finalidade da avaliação implica em momentos de observação atenta,focada e reflexão crítica sobre a ação pedagógica e o conhecimento que o aluno apresenta, suas dificuldades e avanços possibilitando dar continuidade ao trabalho, pular etapas , rever e até propor novos encaminhamentos,visando os objetivos destacados pelo professor.
Neste projeto a avaliação acontecerá da seguinte forma: avaliaçao inicial, onde o professor poderá perceber o que o aluno realmente já conhece e o que poderá fazer para que o aluno avance; a avaliação processual, onde serão feitas observaçôes durante a realização das atividades, anotações sobre o que foi observado, o próprio registro gráfico do aluno , fotografias de momentos e ou atividades específicas, a participação , os interesses, superações ou não, serão objetos de avaliação constante, (nesse momento o professor poderá avaliar seu trabalho e ver resultados ou buscar novos meios de atingir seus objetivos e provocar de fato aprendizagens significativas para seu grupo); a avaliação final, onde com ajuda de todos os instrumentos coletados durante o desenvolvimento do trabalho, o professor destaca o que foi aprendido de fato e se os objetivos foram alcançados.
Alguns pontos que podem ser observados e servir de orientação durante esse trabalho:
- se existe interesse da criança pelo assunto;
- quais as preferências literárias e por quê a escolha;
- se localiza recursos para leitura e os utiliza em seu dia-a-dia, quais são eles;
- se compreende o que é lido, ou o que lê;
- se expõe idéias ou faz associações durante uma discussão sobre algum tema;
- se tem clareza em sua exposição;
- se mostra avanços em suas hipóteses de leitura e escrita;
- se cria frases ou textos com ou sem ajuda;

 Desse trabalho surgiram a produção de 5 livros; 

1- Livro de Produção da turma ( Cada criança criou sua história e sua biografia)

2 - Livro de Recontos das Lendas Brasileiras mais conhecidas

3 - Livro de Receitas com envolvimento das mães das crianças;

                                             4- Livro de atividades sobre os Contos Clássicos 

5 - Livro de Contos em Quadrinhos ( onde trabalhei a intertextualidade, ver planos de aulas e atividades das crianças já postado aqui anteriormente)  


Logo, podem notar que o trabalho quando é interessante para turma e pais acaba superando nossas expectativas,  e foi o que aconteceu comigo minha parceira ( Prof. Sônia ) e essa turminha!!!

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Projeto de Incentivo á Leitura

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Projeto de Incentivo á Leitura: "O Itaú Criança desde 2006 contribui com os direitos de crianças e adolescentes por meio de ações para a melhoria da qualidade da educação, d..."

Projeto de Incentivo á Leitura

O Itaú Criança desde 2006 contribui com os direitos de crianças e adolescentes por meio de ações para a melhoria da qualidade da educação, dedicando o mês de outubro ao estímulo de gestos concretos para a causa. Neste ano, o foco do programa é o incentivo à leitura para crianças de até 6 anos.

Você pode, através do seu cadastro no sitewww.itau.com.br/lerfazcrescer, receber grátis em sua casa um kit com a Coleção Itaú de Livros Infantis. No site você também encontra dicas para que possa promover a Contação de Histórias para crianças de seu convívio ou de comunidades, escolas e entidades sociais.
No twitter, a campanha está usando a tag #lerfazcrescer.
Texto ACIMA retirado do próprio site. O site também é uma graça!!! Vale a pena!!!
E podem acreditar , eu recebi  e a coleção é muito fofa...e já li dois para a minha turminha.Como tenho um trabalho com biblioteca Circulante, onde os pais estão envolvidos também, vou divulgar para eles incentivando o acesso.   São 4 livros infantis:  
- JOGO DA PARLENDA;
- LOBISOMEM;
- BEM-TE-VI;
- OS TRÊS PORQUINHOS.