sábado, 20 de novembro de 2010

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Consciência Negra

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Consciência Negra: "O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção donegro na sociedade brasileira..."

Consciência Negra


Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção donegro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia13 de maioAbolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.

Veja esse vídeo e reflita...as imagens dizem muito...



O que é Consciência negra??? Pra você...

Para refletir .http://abutre236.wordpress.com/2008/04/17/aonde-voce-guarda-seu-racismo/


Encontrei esse vídeo ... de um programa nacional  que também me fez refletir sobre essas questões e fiz questão de compartilhar... será que estamos isentos do racismo? do preconceito? Não só de raças...E como nós educadores lidamos com isso??? Eduque a si mesmo primeiro...reveja-se...encontre as respostas dentro de você...
Onde Você Guarda o seu Racismo? 


A campanha Onde Você Guarda o seu Racismo? toca a alma do brasileiro.


Da Redação (01/05/2006)
A campanha Onde Você Guarda o seu Racismo? toca a alma do brasileiro. Lançada em dezembro do ano passado em nível nacional e promovida por um grupo de 40 Organizações Não-Governamentais (ONGs), a iniciativa quer estimular as pessoas a identificar seu próprio preconceito, para livrar-se dele. Quer incentivar a troca de idéias, mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes além de estimular o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade. O caminho? Revelar o perfil da desigualdade racial no Brasil, demonstrando e discutindo as várias formas de guardar o racismo, provando que todas elas são nocivas, destrutivas e contagiosas.


Pesquisa de opinião realizada pela Fundação Perseu Abramo em 2003 mostrou que 87% dos brasileiros acreditam que há racismo no Brasil. Curiosamente, somente 4% dos entrevistados reconhecem que são racistas. Este é um dos pontos-chave da campanha: existe racismo sem racistas? A campanha é feita voluntariamente e vem sendo elaborada há três anos por um grupo de entidades reunidas na iniciativa Diálogos contra o Racismo.


Participam da coordenação do Diálogos contra o Racismo: Observatório da Cidadania, Ibase, Abong, Centro de Estudos Afro-Brasileiros-UCAM, Criola-Rio, CFEMEA, Comunidade Bahaí (Brasília), Fase (Rio), Instituto Patricia Galvão/AMB (SP), CESEC-UCAM (Rio), Rede Dawn (Rio), CEDEC (SP), Geledés / Instituto da Mulher Negra (SP), Inesc (Brasília), Redeh (Rio), SOS Corpo (Recife).


Participe, você também, promova diálogos na sua família, na sua escola, no seu trabalho ou na sua roda de amigos e amigas.


TÁ NA MÃO
Mais informações na página na internet do Diálogos contra Racismo: www.dialogoscontraoracismo.org.br


Então...eduque as crianças... um começo de sugestões para trabalhar com as crianças esse tema tão polêmico: