domingo, 14 de novembro de 2010

Projeto Música ... na escola

Turma :  5 anos 
Duração :  ano letivo de 2008


PROJETO MUSICA

A música sempre esteve presente na história da humanidade em seus rituais, músicas para adormecer,para glorificar os mortos,para celebrar a colheita, para a guerra, para dançar, para exaltar...Em muitas culturas a música é um costume, um registro de um povo, é um elemento cultural, além de estar presente na mídia, nas brincadeiras e no próprio contexto familiar.
Desde a formação , a partir dos 3 meses de vida uterina a criança já pode contar com estímulos sonoros e reagir a eles. Ao nascer inicia a construção de um repertório de sons que lhe permite comunicar-se com o mundo.
Logo,quanto maior a quantidade de estímulos sonoros”maior deverá ser o uso da linguagem sonora – musical e sua compreensão”...
Trabalhar com música oportuniza o desenvolvimento da expressão, o equilíbrio, auto-estima e consequentemente o auto-conhecimento.
A música deve ser considerada no trabalho em sala de aula como um produto cultural do ser humano sendo importante para conhecer , explorar, compreender a si mesmo e o mundo, além do que é um tema muito apreciado pelas crianças o que por si só já o justifica,sendo ainda de fácil memorização e dentro do contexto da faixa etária em questão.
As atividades não visam formar músicos mas permitir vivências e sensibilizar a criança para assim facilitar a expressão de emoções, sensações contribuindo para formação integral do Ser.






OBJETIVO GERAL:
oportunizar momentos lúdicos de apreciação musical onde a criança possa expressar-se e conhecer um pouco mais de si , dos outros e do mundo a seu redor;

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- brincar com a música, imitar, reproduzir criações musicais;
- ouvir,perceber e discriminar eventos sonoros ao seu redor;
- ampliar o repertório musical e cultural;
- explorar e identificar alguns elementos sonoros para se expressar;
- perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio das interpretações musicais;
- conhecer e respeitar a diversidade cultural existente;
- relacionar e utilizar a arte e cultura musical as diferentes áreas de conhecimento;




CONTEÚDO:
- silêncio e som;
- sons corporais;
- sons da natureza e do ambiente;
- pulso;
- ritmo;
- grave/agudo;
- duração:curto/longo;
- intensidade:forte/fraco;
- jogos e brincadeiras que envolvam dança ou improvisação musical e corporal;
- repertório de canções e cantigas de roda;
- obras musicais de diversos gêneros e estilos;

ETAPAS PROVÁVEIS:
- momentos rotineiros de apreciação de músicas variadas;
- cantar em sala e com outras turmas utilizando-se de diversos recursos;
- brincar,cantar e dançar com brincadeiras musicadas;
- experimentar sons corporais;
- ouvir e reproduzir sons do ambiente;
- fazer um levantamento das músicas infantis preferidas da turma;
- registrar coletivamente as canções escolhidas pelo grupo de alunos;
- registro e/ou ilustração individual das canções;
- confecção de um livro ilustrado individual com canções eleitas e ilustradas pelas crianças;
- confecção de instrumentos com sucata;
- pular corda;
- brincar com parlendas;
- ouvir e cantar o hino nacional;
- atividades linguísticas baseadas em músicas do repertório já conhecido;
- promover um karaokê com a turma;
- gravar as crianças cantando e permitir que elas se ouçam;
vivenciar a apresentação da Orquestra de Diadema;
- possibilitar encontros culturais na escola, Centros culturais e outros onde a criança vivencie novas propostas musicais , artísticas e culturais;...

- momentos rotineiros de apreciação e experimentação musical;
- formação de um coral entre as salas de 6 anos a e b;
- encontros de uma hora ás segundas e quartas-feiras para o ensaio;
- brincar,  dançar , cantar e representar com brincadeiras cantadas;
- fazer levantamento das músicas preferidas da turma;
- experimentação de instrumentos musicais diversos;
- promover um karaokê com a turma;
- possibilitar encontros culturais na escola, Centros culturais e outros onde a criança vivencie novas propostas musicais;
- apresentações do repertório da turma para o grupo-escola;

RECURSOS:
- aparelho de som em sala;
- cd`s diversos e de diferentes gêneros musicais;
- microfone;
- instrumentos musicais diversos;
- caixa de som;
- filmes e revelação de filmes;
- cd´s rom;
- filmadora;
- corda;
- bolas;
- televisão;
- dvd;
- xerox;
- papéis diversos;
- tintas; etc...


AVALIAÇÃO:
Deverá ser constante, baseado nas observações do professor , considerando alguns critérios como:
- participação da criança (canta e brinca com o grupo durante as atividades)...;
- reconhece os sons e discrimina diferentes tipos de sons já trabalhados;
- acompanha a música marcando pulso ou não;
- vem ampliando seu repertório musical;
- reconhece diferentes estilos musicais e opina sobre eles positiva ou negativamente;
- interessa-se pelas atividades com música, por instrumentos ( quais os preferidos por ele...);
- tem comportamento de ouvinte e de respeito nos momentos de apreciação ( quais os comentários e atitudes ); etc...
Para uma avaliação coerente o professor além de atento deverá utilizar as informações coletadas para registrar e aprimorar as ações do trabalho para torná-lo de fato significativo para o grupo ( muitos pontos podem ainda surgir para uma pauta de observação eficiente, deixando claro aqui o levantamento de apenas alguns deles, pois é o percurso que enriquece o trabalho, acrescenta e indica caminhos).

Meio Ambiente

1ºano do ciclo
eixo: meio ambiente (baseado na Proposta Curricular de Diadema)

OBJETIVOS:
- PERCEBER OS SUJEITOS ENQUANTO PARTE E SUA RELAÇÃO COM A NATUREZA;
- TER ATITUDES DE CURIOSIDADE E RESPEITO PELA NATUREZA;
- INSTIGAR SOBRE AS QUESTÕES DE CAUSA E EFEITO(IMPACTOS DE SUAS AÇÕES NO MEIO);
- AMPLIAR A VISÃO AMBIENTAL;
- IDENTIFICAR SITUAÇÕES ROTINEIRAS QUE PODEM INDICAR MANEIRAS INADEQUADAS PARA A PRESERVAÇÃO DO NOSSO AMBIENTE E PROPOSTA DE SOLUÇÕES VISANDO A BUSCA DE MELHORIAS;
- SENSIBILIZAR OS ALUNOS Á UM USO CONSCIENTE DA ÁGUA E ENERGIA;
- COMPREEENDER  O CICLO DA ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA SOBREVIVÊNCIA DO PLANETA;
- IDENTIFICAR  E REFLETIR SOBRE A PRODUÇÃO DE LIXO NA ESCOLA E A POSSIBILIDADE DE SEU REAPROVEITAMENTO;
- DESPERTAR  O INTERESSE PELA REUTILIZAÇÃO ENSINANDO  COMO FAZER ISSO;
- DESENVOLVER A LEITURA DE IMAGENS E DADOS,ALÉM DE HABILIDADES MANUAIS;

METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento desses temas utilizaremos diferentes estratégias sempre procurando dar ênfase ao interesse do grupo, apesar de sugestionar possibilidades, já que o direcionamento faz se necessário para acrescentar conteúdos , eliminar falsas idéias e desenvolver novas possibilidades.
 Sendo assim, para desencadear os temas em questão partiremos da problematização de situações rotineiras para levantamento de hipóteses, e para confirmá-las ou não , entre outros ricos e importantes aspectos do tema;
... daremos continuidade com  conversas em sala, pesquisas, entrevistas, leitura e análise de dados obtidos em livros, nas próprias conversas do grupo, registros gráficos, desenhos, apreciação de vídeos, painéis, mais tarde promoveremos montagens de cartazes informativos, passeios, organização de coleta seletiva na escola, e tudo mais que possa enriquecer o trabalho e alcançar os objetivos apresentados.

RECURSOS:
- papéis diversos;
-sucata;
- cola, tinta plástica;
- dvd`s sobre os temas;
- lixeiras adequadas para a coleta seletiva e encaminhamento do lixo á cooperativas;
- fotografias;
- contas de luz e água;
- passeios relacionados ao tema;
- revelações;
- livros sobre os temas; etc...

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Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Leitura-Brincante...: "ATIVIDADE DE LEITURATurma de 5/6 anos - Objetivo: avaliar se a criança já faz uso de associações para realizar a leitura de palavras trabal..."

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Contando e Aprendendo...

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Contando e Aprendendo...: "ATIVIDADE DE LEITURA REALIZADA EM UMA SALA DE 6 ANOS -OBJETIVO: avaliar e ampliar a utilização das estratégias de leitura- distribuir conto..."

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Erro,Norma Culta, Variedades Linguísticas

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Erro,Norma Culta, Variedades Linguísticas: "A ortografia têm um status social equivocado,se analisarmos a língua em seu movimento histórico, fica fácil perceber tal arbitrariedade, ond..."

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Realizei um trabalho muito rico com uma turma de 6...

Trechos e Trilhas...Retratos do percurso...: Realizei um trabalho muito rico com uma turma de 6...: "Realizei um trabalho muito rico com uma turma de 6 anos em creche , que foi recompensador, pois além de trabalharmos bastante a questão func..."

Trabalhando Cartaz...

Realizei um trabalho muito rico com uma turma de 6 anos em creche , que foi recompensador, pois além de trabalharmos bastante a questão funcional do cartaz , ainda complementamos o trabalho com a conscientização sobre o meio-ambiente!


Primeiramente, enriqueci a turma com textos dos mais variados, um processo rotineiro sem massacres, lógico. Isso acontecia em momentos de leitura feitas por mim, ou leituras livres que deixava a disposição do grupo, etc...
Em um dos momentos em que trabalhava a questão do Lixo em sala de aula , um aluno tendo como base toda a referência sugeriu o trabalho com os cartazes para alertar o grupo da escola sobre o Lixo. 
Toda a turma ficou entusiasmada com a proposta e eu idem, afinal estava percebendo retorno do meu trabalho e isso acredito ser o objetivo , porque não dizer FELICIDADE de qualquer educador comprometido.
Apresentei as características de maneira mais simples para a turma , aqui destaquei  alguns dados no intuito de pesquisa para quem estiver interessado;




O Cartaz: O Cartaz Um dos meios de comunicação visual mais usados nos dias de hoje é o cartaz. Na antiguidade existiram cartazes manuscritos, alguns deles em madeira, que eram colocados nas paredes. O primeiro cartaz impresso aparece no ano de 1480.


Objectivos do Cartaz: Objectivos do Cartaz O cartaz destina-se a transmitir a ideia e mensagem de forma simples e directa. É afixado de forma a ser lido e visto por muitos observadores em simultâneo.


A mensagem do cartaz: A mensagem do cartaz A imagem e a cor do cartaz são elementos que mais impacto causam ao observador. O cartaz deve transmitir uma mensagem curta e de fácil leitura.


Funções do Cartaz: Funções do Cartaz O Cartaz tem essencialmente duas funções: A função apelativa. A função informativa. Ambas as funções podem existir no mesmo cartaz.


A Função Apelativa: A Função Apelativa A função apelativa chama a atenção para um comportamento ou atitude a tomar perante a situação apresentada.


Função Informativa: Função Informativa A função informativa divulga ou anuncia um certo acontecimento.




Comentei que inicialmente faríamos um esboço em sulfite do que pretendíamos , com as devidas correções e em duplas; Fui ajudando passando nos grupinhos e mediando as questões que apareciam;
Em seguida, distribuí cartolinas e devolvi os esboços orientando para que ficassem iguais , porém maiores para que todos pudessem ler;
Apresentamos para outra classe de 6 anos explicando do que se tratava e falando para os colegas sobre a problemática do lixo e o por que estávamos fazendo essa atividade, explicado pelas próprias crianças; 
Enfim, saímos pela escola escolhendo lugares adequados para fixar os cartazes; Foi um momento de realização da turma; 






                                              Após execução do esboço, ampliando na cartolina bem a vontade...






                                                                          Apresentação para outra turma;


                                                                           Fixação dos trabalhos pela escola;




                                                                                                Olha a criatividade;


                                   Um amigo alertando o outro: um jogou e o outro pegou!...tudoooo!!!!rsrs

Trazendo a vivência para sala de aula: desenhou um fato que relatou em sala que : em um dia de passeio com os pais , onde um saquinho plástico jogado por alguém no carro da frente , atrapalhou a visão do pai que  por pouco não acabou em tragédia.



Esse trabalho também rendeu um texto coletivo que foi redigido por uma aluna que foi a escriba depois mimiografado e distribuído para todos na escola pelas próprias crianças.







Erro,Norma Culta, Variedades Linguísticas

A ortografia têm um status social equivocado,se analisarmos a língua em seu movimento histórico, fica fácil perceber tal arbitrariedade, onde não seguir o padrão socialmente reconhecido é estar fadado á discriminação e pré-conceitos.
A escrita é flexível e passível de mudanças. Isso, porque os denominados “erros”, têm um fundamento , “não se erra de qualquer jeito”, como coloca Sírio Possenti em seu texto elucidador. Existe certos padrões nos “erros”.
Os estudos apontam que analisando determinadas distorções da ortografia descobriu-se que ela está vinculada de maneira estreita á fala. Os erros constantes muito tem a ver com a pronúncia de determinadas palavras e como são sonorizadas, considerando as regionalidades e influências de quem as pronuncia.
Logo, a análise desses erros constantes, acabam por se tornar tendências ortográficas do portugues culto.
Tais conhecimentos oferecem-nos , enquanto profissionais da educação, a oportunidade de repensar nossas práticas para orientar ,  reestruturar e ressignificar o trabalho de revisão em sala de aula.
Normalmente, o professor avalia as “armadilhas “ortográficas dos alunos em detrimento do seu contexto, fato que hoje pode ser revisto e direcionado de outra forma. Onde o trabalho de reescrita e revisão traga benefícios e não traumas para os alunos. Fazendo do erro uma entre muitas formas de escrever e não motivo de patologia ou ignorância.
O contato frequente com os diversos gêneros textuais se bem direcionado, pode esclarecer e orientar os alunos em relação á escrita e sua melhor forma de escrever, rumo á escrita da norma culta sem frustrações.
Entretanto, devido a ligação intrínseca entre fala e escrita, anteriormente a tudo isso , faz-se necessário, valorizar em sala, as variedades linguísticas dos alunos, fazê-lo perceber que existem várias maneiras de dizer e escrever a mesma coisa, mostrando as várias maneiras de se expressar, de forma natural e lúdica.

Contando e Aprendendo...

ATIVIDADE DE LEITURA REALIZADA EM UMA SALA DE 6 ANOS

-OBJETIVO: avaliar e ampliar a utilização das  estratégias de leitura
- distribuir contos tradicionais conhecidos (1 por  grupo de 4 crianças);
-pedir que façam a leitura entre os amigos do grupo;
-orientar o grupo sobre uma apresentação do livro ou a realização de um reconto onde todos devem falar sobre a história lida para o restante da sala;
-observar as estratégias utilizadas,se usam o livro como apoio para a contação, se acrescentam idéias,se localizam autor, ilustrador e editora, se seguem a história cronológicamente, se expressam-se com clareza, se todos participam e interferem...etc...
- o professor pode interferir e questionar caso haja necessidade ou conflitos que precisam ser direcionados, pode pedir que localizem o título da história, pedir dados sobre a imagem, etc...;Fatores que mais tarde influenciarão na própria estrutura textual da criança.


Essa atividade propicia uma observação bem clara de como as crianças se colocam diante de diversas situações de leitura, de organização, da própria aprendizagem já adquirida, oferece dados sobre a oralidade de cada um no grupo maior e no menor, acrescenta conhecimentos sobre a linguagem a ser utilizada, enfim , se bem direcionada, torna-se um momento muito enriquecedor para as crianças e para a visualização da sala pelo professor em diversas situações de aprendizagem.
Essa atividade não precisa ser realizada toda em um único dia, mas sempre que possível deve ser oportunizada, para acrescentar conhecimentos e haver avanços na leitura e em todas as situações que a permeiam, visto que aprender a ler exige diferentes conhecimentos que igualmente devem ser desenvolvidos.

Leitura-Brincante...

ATIVIDADE DE LEITURA
Turma de 5/6 anos


- Objetivo: avaliar se a criança já faz uso de associações para realizar a leitura de palavras trabalhadas e ampliar hipóteses sobre a escrita;
Etapas:
- brincar com parlendas conhecidas;
- realizar a leitura através de um cartaz que deve ser fixado na sala de aula por um determinado período;
- fazer fichas de leitura com as parlendas  e deixar disponível na sala para o  aluno consultar;
- confeccionar cartões com palavras chaves das parlendas trabalhadas;
- organizar uma roda e entregar um cartão dobrado que deverá ser passado de criança a criança (estilo brincadeira da batata –quente) ao som do tic tac, tic tac...quando a professora disser bum...a criança que estiver com o cartão tenta  ler  a palavra , caso não consiga mostrar ao grupo e deixar que eles ajudem;
- o professor pode interferir  dando dicas sobre a parlenda, questinando sobre a letra inicial , a final, deixar que outras crianças também ajudem caso seja preciso...;
- a brincadeira dura até quando houver motivação no grupo;


** Essa atividade também pode ser temática(nome de frutas, nome decores), e o professor poderá estar utilizando esse cartão para uma sondagem individual.

QUADRINHOS ...

JOGO DE SEQUÊNCIA A PARTIR DE UM  PORTADOR
QUADRINHOS

Faixa etária: - crianças silábico alfabéticas e alfabéticas dependendo do grau de dificuldade ou desafio do jogo e comandas propostos pelo professor;
Objetivos:
- aprimorar capacidades de domínio da leitura;
- ampliar a compreensão de textos verbais e não-verbais;
- desenvolver capacidades de observação e  decifração;
Habilidades/Competências:
- reconhecer o portador utilizado e suas características;
- levantar e confirmar hipóteses sobre a escrita;
- relacionar imagem e escrita;
- utilizar antecipações e pistas para dar sentido ao texto ajudando na montagem da sequência;
- identificar a coerência textual /começo, meio e fim do texto em questão;
Variações/Adequações:
- propor competições em grupos por tempo, quem terminar  primeiro ganha ponto, trocar os jogos entre os grupos;
- utilizar  histórias com temas já trabalhados em sala para discussão posterior, fixação ou até para ajudar na construção da lógica do jogo;
- para crianças menores, utilizar histórias sem texto,deixar que digam o que vêem, possibilitando um trabalho com a oralidade;
- para crianças maiores, propor que encontrem e montem a sequência baseado nos balões de fala, encaixe;
- ir aumentando a quantidade de quadrinhos de acordo com o interesse e superação de objetivos;
- sugerir que cada um crie seu jogo de sequência;etc...


Sequência com três quadros: Crianças em processo de alfabetização em diferentes níveis , questionando o texto, figuras para montar a história corretamente;
Sequência com 4 quadros no mesmo processo;




Outro movimento: Sequência para encaixar os balões de falas de acordo com as figuras observadas  para crianças alfabéticas e silábico alfabéticas:


O material foi todo elaborado por mim utilizando papelão, papel cartão, estilete, cola , tesoura, contact colorido e transparente, lápis de cor, fotocópias de tirinhas da Turma da Mônica e muita paciência...rsrs