domingo, 14 de novembro de 2010

Meio Ambiente

1ºano do ciclo
eixo: meio ambiente (baseado na Proposta Curricular de Diadema)

OBJETIVOS:
- PERCEBER OS SUJEITOS ENQUANTO PARTE E SUA RELAÇÃO COM A NATUREZA;
- TER ATITUDES DE CURIOSIDADE E RESPEITO PELA NATUREZA;
- INSTIGAR SOBRE AS QUESTÕES DE CAUSA E EFEITO(IMPACTOS DE SUAS AÇÕES NO MEIO);
- AMPLIAR A VISÃO AMBIENTAL;
- IDENTIFICAR SITUAÇÕES ROTINEIRAS QUE PODEM INDICAR MANEIRAS INADEQUADAS PARA A PRESERVAÇÃO DO NOSSO AMBIENTE E PROPOSTA DE SOLUÇÕES VISANDO A BUSCA DE MELHORIAS;
- SENSIBILIZAR OS ALUNOS Á UM USO CONSCIENTE DA ÁGUA E ENERGIA;
- COMPREEENDER  O CICLO DA ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA SOBREVIVÊNCIA DO PLANETA;
- IDENTIFICAR  E REFLETIR SOBRE A PRODUÇÃO DE LIXO NA ESCOLA E A POSSIBILIDADE DE SEU REAPROVEITAMENTO;
- DESPERTAR  O INTERESSE PELA REUTILIZAÇÃO ENSINANDO  COMO FAZER ISSO;
- DESENVOLVER A LEITURA DE IMAGENS E DADOS,ALÉM DE HABILIDADES MANUAIS;

METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento desses temas utilizaremos diferentes estratégias sempre procurando dar ênfase ao interesse do grupo, apesar de sugestionar possibilidades, já que o direcionamento faz se necessário para acrescentar conteúdos , eliminar falsas idéias e desenvolver novas possibilidades.
 Sendo assim, para desencadear os temas em questão partiremos da problematização de situações rotineiras para levantamento de hipóteses, e para confirmá-las ou não , entre outros ricos e importantes aspectos do tema;
... daremos continuidade com  conversas em sala, pesquisas, entrevistas, leitura e análise de dados obtidos em livros, nas próprias conversas do grupo, registros gráficos, desenhos, apreciação de vídeos, painéis, mais tarde promoveremos montagens de cartazes informativos, passeios, organização de coleta seletiva na escola, e tudo mais que possa enriquecer o trabalho e alcançar os objetivos apresentados.

RECURSOS:
- papéis diversos;
-sucata;
- cola, tinta plástica;
- dvd`s sobre os temas;
- lixeiras adequadas para a coleta seletiva e encaminhamento do lixo á cooperativas;
- fotografias;
- contas de luz e água;
- passeios relacionados ao tema;
- revelações;
- livros sobre os temas; etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário