domingo, 24 de julho de 2011

Trechos e Trilhas na educação...Retratos do percurso...: Sequenciada Jogo de Boliche

Trechos e Trilhas na educação...Retratos do percurso...: Sequenciada Jogo de Boliche: "O jogo em geral é um conteúdo que tráz grande motivação nas crianças e no ser humano em geral, sendo assim , nada mais interessante para s..."

Sequenciada Jogo de Boliche



O jogo em geral é um conteúdo que tráz grande motivação nas crianças e no ser humano em geral, sendo assim , nada mais interessante para ser estimulado na educação , visando também a construção de conhecimentos.
O jogo de Boliche pode ser um grande aliado nas aulas de matemática, além de também contribuir com outros aspectos para o desenvolvimento da criança na educação infantil.Nesse jogo o que menos importa para os pequenos é a posição dos pinos o que vale é registrar , contar e aperfeiçoar a habilidade com a bola .

Com o jogo de Boliche poderemos contribuir :
- com o estímulo á suas habilidades corporais;
- com o desenvolvimento e criação de estratégias; 

- com o desenvolvimento de habilidades espaciais e pensamentos lógico-matemáticos;
- com o estímulo  a cooperação e a competição positiva.

Na Educação Infantil,é possível realizar um trabalho que evidencie tais aspectos a partir de um trabalho organizado e sistematizado. Destacarei alguns momentos que podem ser modificados de acordo com as dificuldades encontradas em cada turma.

- Primeiramente apresentar o material do jogo e deixar que brinquem livremente
- verificar suas hipóteses na própria ação com o material;
- fazer registro do que foi observado para poder rever aspectos, suposições controversas e até mesmo destacar conhecimentos sobre o jogo em questão;
- sentar as crianças em duas filas nas laterais do jogo;
- apresentar e fazer o levantamento das regras do jogo;
-deixar que um a um de maneira organizada tenham a oportunidade de jogar;
-fazer questionamentos oralmente sobre quem derrubou mais garrafas, quem derrubou menos garrafas;
-após o grupo já ter noções básicas sobre o jogo, o professor deve estimular o registro que pode ser realizado de diferentes maneiras a partir das dificuldades ou habilidades do grupo de crianças;
- disponibilizar diferentes materiais como palitos, cartões,canetinhas, tampinhas ;
- pedir às crianças que encontrem uma forma de saber quantas garrafas derrubaram e deixar que façam a marcação de quantidades da forma que acharem melhor;
- em um outro momento apresentar as quantidades com a escrita numérica convencional;
- estimular novamente as comparações quantitativas, destacando a forma já realizada sem a anotação e com o registro, qual a maneira mais prática ou mais exata, destacando a importância dos registros , no caso das tabelas de jogos etc...;
-oportunizar momentos livres e com problematizações para que se apropriem do jogo e de suas estratégias;
- destacar e sempre procurar questionar a relação da força que utilizaram, posições, distâncias,dificuldades, porque acertaram mais outros menos, deixar que se organizem, dando liberdade para que trabalhem as responsabilidades de suas ações para o bom andamento do jogo;
-fazer com que todos participem de cada etapa de acordo com cada proposta:ex:deixar que todos arremessem de diferentes distâncias para ter parâmetros de comparação...etc...;
-oferecer diferentes atividades de registrospara que haja reflexão;orais, na forma de textos coletivos, de painéis comparativos de acordo também com a faixa etáriado grupo envolvido no trabalho;  

A avaliação deverá ser pautada nas observações e anotações durante o trabalho, tanto do professor como dos alunos, visando alguns critérios como;
§  a participação e envolvimento dos alunos durante os jogos, suas posturas em cada etapa do trabalho;
§  avanços percebidos nos registros escritos ou desenhos das crianças sobre os conteúdos trabalhados ;
organização do pensamento na fala das crianças durante os momentos de roda de conversa e análise de conflitos;


Algumas referências que podem ser consultadas para aprimorar o trabalho com o jogo de Boliche:

  • Mattos, Elizete de Lourdes - Brincando e aprendendo -Brincadeiras de roda; Atividades lúdicas para alfabetizar.
  • Brandão, Heliana - O livro dos jogos e das brincadeiras para todas idades - Ed. Leitura.
  • Revista nova escola - ano XXI nº 18 dezembro 2006 ed. Abril.
  • Brincar: Crescer e aprender – Adriana Friedmann,editora Moderna,1996
  • Brincadeiras Infantis nas aulas de matemática- Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido, editora Artmed,2001
História do Boliche : http://www.boliche.com.br/historia.htm