domingo, 15 de maio de 2011

Coisinhas Curiosas da Natureza






Turma: 3 anos F
Prof ºs Mônica
Período: Integral
Eixo: Meio Ambiente

Justificativa: - É fato que as crianças em geral são naturalmente curiosas e foi dessa percepção de curiosidade e investigação, de pequenos interesses notados no grupo de crianças em questão que surgiu a intenção desse trabalho.
Logo, propomos com as atividades elaboradas e elencadas aqui, a observação de fenômenos naturais, experimentação, reflexão e muita leitura investigativa, porém prazeroza, voltada á faixa etária.
Pretendemos ainda , através dos sentidos o que envolverá ainda outras áreas como a corporal e artística, envolver as crianças na exploração e compreensão do mundo de maneira para que mantenham esse interesse pela descoberta.
Este trabalho tem como diferencial, não elencar temas fechados e específicos, mas sim, valorizar o surgimento das questões rotineiras de sala de aula e através delas dar prosseguimento ao trabalho com as etapas já estabelecidas. Vemos dessa forma, uma maneira real de respeitar o conhecimento que a criança possui e suas expectativas sobre o mundo, mantendo vivo o interesse pela busca de conhecimentos dentro da sala de aula, através de atividades que mobilizam a investigação daquilo que lhe é realmente pertinente.
Objetivos:
- Estimular a curiosidade e a compreensão do meio natural através dos sentidos;
- Incentivar o gosto pela pesquisa e descobertas científicas através de um olhar orientado;
- Promover a observação e o confrontamento de hipóteses;
- Desenvolver a capacidade de ouvir, falar, argumentar e respeitar diferentes pontos de vista;
Introdução: - Através de uma observação atenta dos alunos pelas professoras, perceber curiosidades levantadas nas discussões entre as crianças da sala e propor a investigação dos temas emergentes;
Etapas Prováveis:
1.Levantar hipóteses sobre o que elas conhecem sobre o tema através de uma roda de conversa;
2. Pesquisar na biblioteca da escola livros e revistas pré selecionados pelo professor, que falem sobre o assunto com o objetivo de estabelecer um primeiro contato com o tema e debater o que foi investigado novamente em roda e sempre que possível aproximar a criança do objeto de estudo real, ou seja, trazer para sala de aula ou levar a criança onde possa visualizar seu objeto de estudo em seu meio natural;
3. Retirar das leituras informações sobre tamanho, peso, habitat, alimentação, ciclo de vida e curiosidades de maneira adequada ao grau de compreensão e nível de interesse percebido no grupo de crianças;
4. Apreciar vídeos (filmes,desenhos,informativos), figuras, fotografias, músicas, jogos, brincadeiras, entre outras fontes de informação que complementem o assunto investigado;
5. Enviar as informações obtidas para as salas parceiras;
6. Montar murais, álbuns e painéis com as informações pesquisadas o que for mais adequado para o tema;
7. Confeccionar máscaras e outras partes do corpo dos animais, se for o caso, para dramatização;
8. Confeccionar os animais e/ou outros temas que possam surgir com sucata, argila, colagem e outras possibilidades artísticas utilizando materiais variados na confecção dos murais, painéis e maquetes, procurando construir formas bi ou tridimensionais;
9. Fazer o registro, a partir do relato das crianças sobre o que foi aprendido, de cada uma das informações pesquisadas e ilustrar com o material já produzido pela turma;
10. Trocar as experiências com as outras salas utilizando algumas das produções da sala para ilustrá-las.

É importante para a educação na área de Ciências:
· Vincular o ensino cada vez mais à realidade dos alunos e dos professores;
· Esforçar para mostrar aos alunos um mundo mais real numa linguagem mais inteligível;
As Rodas de Ciências são situações de aprendizagem que possibilitam que as crianças elaborem questões e busquem respostas, formulem explicações e socializem suas opiniões. Desde a Educação Infantil elas devem ser incentivadas a observar, formular hipóteses, prever resultados e estar em contato com diferentes contextos.O registro é um dos recursos que a criança utiliza para representar, informar, confrontar e socializar. Dessa maneira ela estará aprendendo gradativamente, produzindo um novo conhecimento.
É importante para o professor:
  • Organizar a sala e a disposição das crianças na roda;
  • Elaborar previamente as intervenções que serão propostas às crianças e articulá-las;
  • Organizar previamente os materiais utilizados para a atividade;
  • Garantir a participação do grupo;
  • Retornar as hipóteses anteriores e confrontar com as adquiridas visando a organização do conhecimento e aprendizagem do aluno;
Recursos necessários para o bom andamento do trabalho:
- Muitos e variados livros, revistas científicas e para recortes, fotocópias, jornais, Dvds, figuras e fotografias, ampliações de obras de arte portadores em geral que retratem o meio natural;
- televisão, aparelho de Dvd, rádio, lupas, máquina fotográfica, filmadora, retroprojetor,revelação de fotos, suporte para livros e sulfitão;
- fantoches de animais, fantasias, máscaras, perucas, vasos, sementes, flores, etc...;
- materiais para criação artística: E.V.A de diferentes cores, tecidos diversos (TnT,morin,feltro,papéis:(sulfite,cartolina,sulfitão,crepom,cartão,colorset,seda,linguagem...) canetas hidrográficas,tesouras,varetas,cola quente, velcro,pincéis,lastec,tintas (guache, para tecido,acrílica,), furador, cortador, garrafas Pet, caixas de ovos, arame para encadernação...
- utilização de espaços diversos: cozinha, biblioteca, parques e praças...
Avaliação: “...enquanto é avaliado, o educando expôe sua capacidade de raciocinar e criar histórias, seu modo de entender e de viver.(..). Nós professores, temos de acolher os acertos e os erros do aluno para ajudá-lo a progredir. (Luckesi)
A finalidade da avaliação implica em momentos de observação atenta, focada, reflexão crítica sobre a ação pedagógica e o conhecimento que o aluno apresenta, suas dificuldades e avanços possibilitando dar continuidade ao trabalho, pular etapas , rever e até propor novos encaminhamentos,visando os objetivos destacados pelo professor.
Neste trabalho a avaliação acontecerá da seguinte forma: avaliaçao inicial, onde o professor poderá perceber o que o aluno realmente já conhece e o que poderá fazer para que o aluno avance; a avaliação processual, onde serão feitas observaçôes durante a realização das atividades, anotações sobre o que foi observado, o próprio registro gráfico do aluno , fotografias de momentos e ou atividades específicas, a participação , os interesses, superações ou não, serão objetos de avaliação constante, (nesse momento o professor poderá avaliar seu trabalho e ver resultados ou buscar novos meios de atingir seus objetivos e provocar de fato aprendizagens significativas para seu grupo); a avaliação final, onde com ajuda de todos os instrumentos coletados durante o desenvolvimento do trabalho, o professor destaca o que foi aprendido de fato e se os objetivos foram alcançados.
Alguns pontos que podem ser observados e servir de orientação durante esse trabalho:
- se existe interesse da criança pelo assunto;
- quais as preferências e por quê a escolha;
- se compreende o que é proposto ou visualizado;
- se expõe idéias ou faz associações durante uma discussão sobre algum tema;
- se tem clareza em sua exposição;
- se mostra avanços em suas hipóteses através de relatos ou desenhos;
O professor deve observar o conhecimento trazido pelas crianças, a criatividade no decorrer do trabalho.
- Como as crianças participaram do projeto.
- As crianças construíram noções de preservação do ambiente a sua volta? Cuidaram desse ambiente?
- Aproveitaram as atividades de registro?
- Evoluíram no desenho e na escrita?
Sugestão de leituras
HERÁNDEZ, Fernando & VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.