Realizei um trabalho muito rico com uma turma de 6 anos em creche , que foi recompensador, pois além de trabalharmos bastante a questão funcional do cartaz , ainda complementamos o trabalho com a conscientização sobre o meio-ambiente!
Primeiramente, enriqueci a turma com textos dos mais variados, um processo rotineiro sem massacres, lógico. Isso acontecia em momentos de leitura feitas por mim, ou leituras livres que deixava a disposição do grupo, etc...
Em um dos momentos em que trabalhava a questão do Lixo em sala de aula , um aluno tendo como base toda a referência sugeriu o trabalho com os cartazes para alertar o grupo da escola sobre o Lixo.
Toda a turma ficou entusiasmada com a proposta e eu idem, afinal estava percebendo retorno do meu trabalho e isso acredito ser o objetivo , porque não dizer FELICIDADE de qualquer educador comprometido.
Apresentei as características de maneira mais simples para a turma , aqui destaquei alguns dados no intuito de pesquisa para quem estiver interessado;
O Cartaz: O Cartaz Um dos meios de comunicação visual mais usados nos dias de hoje é o cartaz. Na antiguidade existiram cartazes manuscritos, alguns deles em madeira, que eram colocados nas paredes. O primeiro cartaz impresso aparece no ano de 1480.
Objectivos do Cartaz: Objectivos do Cartaz O cartaz destina-se a transmitir a ideia e mensagem de forma simples e directa. É afixado de forma a ser lido e visto por muitos observadores em simultâneo.
A mensagem do cartaz: A mensagem do cartaz A imagem e a cor do cartaz são elementos que mais impacto causam ao observador. O cartaz deve transmitir uma mensagem curta e de fácil leitura.
Funções do Cartaz: Funções do Cartaz O Cartaz tem essencialmente duas funções: A função apelativa. A função informativa. Ambas as funções podem existir no mesmo cartaz.
A Função Apelativa: A Função Apelativa A função apelativa chama a atenção para um comportamento ou atitude a tomar perante a situação apresentada.
Função Informativa: Função Informativa A função informativa divulga ou anuncia um certo acontecimento.
Comentei que inicialmente faríamos um esboço em sulfite do que pretendíamos , com as devidas correções e em duplas; Fui ajudando passando nos grupinhos e mediando as questões que apareciam;
Em seguida, distribuí cartolinas e devolvi os esboços orientando para que ficassem iguais , porém maiores para que todos pudessem ler;
Apresentamos para outra classe de 6 anos explicando do que se tratava e falando para os colegas sobre a problemática do lixo e o por que estávamos fazendo essa atividade, explicado pelas próprias crianças;
Enfim, saímos pela escola escolhendo lugares adequados para fixar os cartazes; Foi um momento de realização da turma;
Após execução do esboço, ampliando na cartolina bem a vontade...
Apresentação para outra turma;
Fixação dos trabalhos pela escola;
Olha a criatividade;
Um amigo alertando o outro: um jogou e o outro pegou!...tudoooo!!!!rsrs
Trazendo a vivência para sala de aula: desenhou um fato que relatou em sala que : em um dia de passeio com os pais , onde um saquinho plástico jogado por alguém no carro da frente , atrapalhou a visão do pai que por pouco não acabou em tragédia.
Esse trabalho também rendeu um texto coletivo que foi redigido por uma aluna que foi a escriba depois mimiografado e distribuído para todos na escola pelas próprias crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário