domingo, 14 de novembro de 2010

QUADRINHOS ...

JOGO DE SEQUÊNCIA A PARTIR DE UM  PORTADOR
QUADRINHOS

Faixa etária: - crianças silábico alfabéticas e alfabéticas dependendo do grau de dificuldade ou desafio do jogo e comandas propostos pelo professor;
Objetivos:
- aprimorar capacidades de domínio da leitura;
- ampliar a compreensão de textos verbais e não-verbais;
- desenvolver capacidades de observação e  decifração;
Habilidades/Competências:
- reconhecer o portador utilizado e suas características;
- levantar e confirmar hipóteses sobre a escrita;
- relacionar imagem e escrita;
- utilizar antecipações e pistas para dar sentido ao texto ajudando na montagem da sequência;
- identificar a coerência textual /começo, meio e fim do texto em questão;
Variações/Adequações:
- propor competições em grupos por tempo, quem terminar  primeiro ganha ponto, trocar os jogos entre os grupos;
- utilizar  histórias com temas já trabalhados em sala para discussão posterior, fixação ou até para ajudar na construção da lógica do jogo;
- para crianças menores, utilizar histórias sem texto,deixar que digam o que vêem, possibilitando um trabalho com a oralidade;
- para crianças maiores, propor que encontrem e montem a sequência baseado nos balões de fala, encaixe;
- ir aumentando a quantidade de quadrinhos de acordo com o interesse e superação de objetivos;
- sugerir que cada um crie seu jogo de sequência;etc...


Sequência com três quadros: Crianças em processo de alfabetização em diferentes níveis , questionando o texto, figuras para montar a história corretamente;
Sequência com 4 quadros no mesmo processo;




Outro movimento: Sequência para encaixar os balões de falas de acordo com as figuras observadas  para crianças alfabéticas e silábico alfabéticas:


O material foi todo elaborado por mim utilizando papelão, papel cartão, estilete, cola , tesoura, contact colorido e transparente, lápis de cor, fotocópias de tirinhas da Turma da Mônica e muita paciência...rsrs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário