domingo, 14 de novembro de 2010

Projeto Música ... na escola

Turma :  5 anos 
Duração :  ano letivo de 2008


PROJETO MUSICA

A música sempre esteve presente na história da humanidade em seus rituais, músicas para adormecer,para glorificar os mortos,para celebrar a colheita, para a guerra, para dançar, para exaltar...Em muitas culturas a música é um costume, um registro de um povo, é um elemento cultural, além de estar presente na mídia, nas brincadeiras e no próprio contexto familiar.
Desde a formação , a partir dos 3 meses de vida uterina a criança já pode contar com estímulos sonoros e reagir a eles. Ao nascer inicia a construção de um repertório de sons que lhe permite comunicar-se com o mundo.
Logo,quanto maior a quantidade de estímulos sonoros”maior deverá ser o uso da linguagem sonora – musical e sua compreensão”...
Trabalhar com música oportuniza o desenvolvimento da expressão, o equilíbrio, auto-estima e consequentemente o auto-conhecimento.
A música deve ser considerada no trabalho em sala de aula como um produto cultural do ser humano sendo importante para conhecer , explorar, compreender a si mesmo e o mundo, além do que é um tema muito apreciado pelas crianças o que por si só já o justifica,sendo ainda de fácil memorização e dentro do contexto da faixa etária em questão.
As atividades não visam formar músicos mas permitir vivências e sensibilizar a criança para assim facilitar a expressão de emoções, sensações contribuindo para formação integral do Ser.






OBJETIVO GERAL:
oportunizar momentos lúdicos de apreciação musical onde a criança possa expressar-se e conhecer um pouco mais de si , dos outros e do mundo a seu redor;

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- brincar com a música, imitar, reproduzir criações musicais;
- ouvir,perceber e discriminar eventos sonoros ao seu redor;
- ampliar o repertório musical e cultural;
- explorar e identificar alguns elementos sonoros para se expressar;
- perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio das interpretações musicais;
- conhecer e respeitar a diversidade cultural existente;
- relacionar e utilizar a arte e cultura musical as diferentes áreas de conhecimento;




CONTEÚDO:
- silêncio e som;
- sons corporais;
- sons da natureza e do ambiente;
- pulso;
- ritmo;
- grave/agudo;
- duração:curto/longo;
- intensidade:forte/fraco;
- jogos e brincadeiras que envolvam dança ou improvisação musical e corporal;
- repertório de canções e cantigas de roda;
- obras musicais de diversos gêneros e estilos;

ETAPAS PROVÁVEIS:
- momentos rotineiros de apreciação de músicas variadas;
- cantar em sala e com outras turmas utilizando-se de diversos recursos;
- brincar,cantar e dançar com brincadeiras musicadas;
- experimentar sons corporais;
- ouvir e reproduzir sons do ambiente;
- fazer um levantamento das músicas infantis preferidas da turma;
- registrar coletivamente as canções escolhidas pelo grupo de alunos;
- registro e/ou ilustração individual das canções;
- confecção de um livro ilustrado individual com canções eleitas e ilustradas pelas crianças;
- confecção de instrumentos com sucata;
- pular corda;
- brincar com parlendas;
- ouvir e cantar o hino nacional;
- atividades linguísticas baseadas em músicas do repertório já conhecido;
- promover um karaokê com a turma;
- gravar as crianças cantando e permitir que elas se ouçam;
vivenciar a apresentação da Orquestra de Diadema;
- possibilitar encontros culturais na escola, Centros culturais e outros onde a criança vivencie novas propostas musicais , artísticas e culturais;...

- momentos rotineiros de apreciação e experimentação musical;
- formação de um coral entre as salas de 6 anos a e b;
- encontros de uma hora ás segundas e quartas-feiras para o ensaio;
- brincar,  dançar , cantar e representar com brincadeiras cantadas;
- fazer levantamento das músicas preferidas da turma;
- experimentação de instrumentos musicais diversos;
- promover um karaokê com a turma;
- possibilitar encontros culturais na escola, Centros culturais e outros onde a criança vivencie novas propostas musicais;
- apresentações do repertório da turma para o grupo-escola;

RECURSOS:
- aparelho de som em sala;
- cd`s diversos e de diferentes gêneros musicais;
- microfone;
- instrumentos musicais diversos;
- caixa de som;
- filmes e revelação de filmes;
- cd´s rom;
- filmadora;
- corda;
- bolas;
- televisão;
- dvd;
- xerox;
- papéis diversos;
- tintas; etc...


AVALIAÇÃO:
Deverá ser constante, baseado nas observações do professor , considerando alguns critérios como:
- participação da criança (canta e brinca com o grupo durante as atividades)...;
- reconhece os sons e discrimina diferentes tipos de sons já trabalhados;
- acompanha a música marcando pulso ou não;
- vem ampliando seu repertório musical;
- reconhece diferentes estilos musicais e opina sobre eles positiva ou negativamente;
- interessa-se pelas atividades com música, por instrumentos ( quais os preferidos por ele...);
- tem comportamento de ouvinte e de respeito nos momentos de apreciação ( quais os comentários e atitudes ); etc...
Para uma avaliação coerente o professor além de atento deverá utilizar as informações coletadas para registrar e aprimorar as ações do trabalho para torná-lo de fato significativo para o grupo ( muitos pontos podem ainda surgir para uma pauta de observação eficiente, deixando claro aqui o levantamento de apenas alguns deles, pois é o percurso que enriquece o trabalho, acrescenta e indica caminhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário